Será que você pode usar seu perfil do Instagram como página de destino dos anúncios no Google? Neste artigo, saiba tudo sobre divulgar perfis do Instagram no Google Ads.
Por que algumas empresas pensam em anunciar o perfil do Instagram no Google Ads? Basicamente, por dois motivos:
- A empresa não tem um site.
- A interação e engajamento do público é maior no Instagram, ainda que a empresa tenha um site.
Portanto, se você está pensando em usar o Google Ads para Instagram, vamos analisar se isto é possível.
Além disso, especialmente se você nunca anunciou no Google, vale considerar se esta estratégia é vantajosa.
É possível usar o Google Ads para anunciar um perfil do Instagram?
Sim, você pode anunciar o seu perfil do Instagram no Google. Portanto, não importa se você usa um perfil pessoal, de criador ou comercial, você pode aparecer em destaque no Google quando as pessoas pesquisarem pelo produto ou serviço que você oferece.
Mas, embora seja possível anunciar o perfil do Instagram no Google, será que vale a pena?
Considere as desvantagens de usar esta estratégia.
5 desvantagens de usar Google Ads para divulgar perfil do Instagram
1. Experiência ruim
A experiência que o Instagram oferece é bem diferente daquela que uma pessoa espera quando faz uma pesquisa no Google.
De modo geral, as pessoas querem uma explicação com começo, meio e fim sobre um tema. Este conteúdo aparece em uma ordem lógica, o que facilita o entendimento do visitante.
Agora, imagine que alguém pesquise por “agência de links patrocinados” e clica em um anúncio que leva para um perfil no Instagram. Na página de destino, a pessoa vai ver diversas fotos em uma experiência bem diferente daquela que ela esperava.
Neste cenário, é muito difícil que uma conversão aconteça.
2. Índice de qualidade menor
Por causa desta experiência ruim, campanhas com páginas de destino apontando para perfis do Instagram costumam ter índices de qualidade mais baixo.
E você sabe o que acontece com anúncios com índice de qualidade baixo? Estes anúncios aparecem com menos frequência, mesmo nas buscas mais importantes, e você ainda paga mais por clique.
3. Perfis no Instagram oferecem muita distração
Quando a pessoa clica no seu anúncio, você paga por isso. No entanto, ao chegar no Instagram, basta um toque no botão da Página Inicial e a pessoa é levada para o perfil dela.
De fato, o Instagram oferece diversas formas de distrair a pessoa e levar este visitante para outro perfil.
Por outro lado, com um site, você controla o que aparece, incluindo qualquer tipo de link externo.
4. Google Ads exibe apenas um domínio por resultado
O Google exibe até 7 resultados patrocinados por busca. No entanto, o sistema limita que apenas um domínio apareça em cada pesquisa.
Por isso, se outras pessoas tiverem a mesma ideia de anunciar o perfil do Instagram, o Google vai mostrar apenas um destes perfis.
Assim, mesmo que você tenha um bom lance, se seu concorrente aparecer nos resultados de uma pesquisa, automaticamente, seu anúncio não vai aparecer.
5. Você perde a inteligência do Google
O Google possui aprendizado de máquina avançado. Com estas tecnologias, seus anúncios e lances se tornam melhores a cada dia.
No entanto, o acompanhamento de conversão é um elemento essencial para esta tecnologia funcionar. E não é possível instalar o pixel de conversão do Google em um perfil do Instagram.
Além disso, sem o Google Analytics, você perde valiosos insights sobre suas personas e desempenho de diferentes estratégias.
Qual a conclusão?
Portanto, embora seja possível anunciar perfil do Instagram no Google Ads, isto não é vantajoso. Na verdade, você pode perder muito dinheiro com esta estratégia.
De fato, muitas empresas conseguem maior interação com seu público nesta rede social.
No entanto, como mencionamos, a experiência que alguém espera ao fazer uma busca no Google é bem diferente daquela que o Instagram oferece.
Portanto, vale a pena levar as pessoas que clicam nos seus anúncios para seu site, em uma página preparada para receber este público.
Para mais informações sobre publicidade no Google, veja o que está envolvido em uma gestão de Google Ads.